Nossos dias na pérola do Báltico – parte 1

Chegamos por aqui no sábado, já no final da tarde. São 4 horas e meia de Lisboa para Helsinque, num avião com metade do espaço da Gol!
Nosso hotel é bem localizado e pegamos um ônibus da Finnair que vai até a estação central. Sai por menos de 7 euros por adulto, enquanto o taxi custaria uns 50. Ao invés de reservarmos via booking, entrei em contato direto com o hotel e pedi 2 berços.
A temperatura nessa época está ótima, pegamos entre 2 e 15 graus.
No domingo, 29/09, saímos andando pela cidade até o porto do mercado e resolvemos fazer um passeio de barco pelas ilhas. Helsinque tem mais de ilhas espalhadas!!
Optamos (a princípio), pela parte externa do barco. Eles dão uma manta para quem quer se cobrir, e foi o nosso caso. Entretanto, como quase viramos pinguins, resolvemos fazer a segunda metade do passeio na área coberta. O barco passa pelo zoológico, pelas ilhas de suomelina, e por umas ilhas de veraneio bem lindas!
Na volta paramos na praça do mercado. Engraçado que tem umas telas no céu, que são para evitar que uns pássaros avancem para roubar a comida do pessoal na rua!!!!
Comemos um peixinho pequeno da região da laponia (sem tradução para o inglês), mas confesso que não gostei muito.
Voltamos andando pela rua da esplanada e há uma loja de departamento muito legal, chamada stockman. São 8 andares e no sexto há um playground para crianças. Existem trocadores em praticamente todos os andares e no subsolo o supermercado é maravilhoso.
Algumas curiosidades:
– quem está empurrando o carrinho de bebê não paga transporte público aqui. Legal, né?
– quase todo canto tem acesso wifi gratuito (inclusive no barco!!!)
– praticamente todo mundo fala inglês, o que facilita muito
– existem cerca de 1 milhão de saunas na Finlândia (e 5 milhões de habitantes!), ou seja, mais saunas do que carros!

Bem, depois eu vou relatar nossas visitas ao zoológico, a Suomenlinna, ao snadi stati, ao sea life, e a dois hospitais (sim, nós tivemos perrengues aqui!!!)

Amanha vamos para Rovaniemi!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *